quinta-feira, 4 de agosto de 2011

CHÁ GL


HOJE RESOLVI SAIR UM POUCO DA ROTINA, AQUI ONDE MORO ESTÁ MUITO FRIO, E NADA MELHOR QUE UM CHÁZINHO BEM QUENTE PARA NOS AQUECER, ESSA RECEITA FOI MINHA FILHA QUE MORA NA CHAPADA DOS VEADEIROS QUE ME MANDOU ,UMA AMIGA DELA TEM UM CAFÉ LA NA CHAPADA E ESSE CHÁ É UMA DAS DELÍCIAS QUE ELA SERVE POR LÁ.É MUITO GOSTOSO.
INGREDIENTES
PARA UMA XÍCARA DE CHÁ
150 ml de água
1 colher ( chá ) de gengibre ralada
suco de uma laranja
1 rodela de laranja
açúcar ou adoçante a gosto

PREPARO
Leve ao fogo a água e o gengibre,quando levantar fervura desligue o fogo, junte o suco, adoce a gosto ,coloque a rodela de laranja.Sirva bem quente.







Popularmente, o chá de gengibre, feito com pedaços do rizoma fresco fervido em água, é usado no tratamento contra gripes, tosses, resfriado e até ressaca. Banhos e compressas quentes de gengibre são indicados para aliviar os sintomas de gota, artrite, dores de cabeça e na coluna, além de diminuir a congestão nasal, cólicas menstruais.

No Japão, massagens com óleo de gengibre são tratamentos tradicionais e famosos para problemas de coluna e articulações. Na fitoterapia chinesa, a raiz do gengibre é chamada de “Gan Jiang” e apresenta as propriedades acre e quente. Sua ação mais importante é a de aquecer o baço e o estômago, expelindo o frio. É usada contra a perda de apetite, membros frios, diarréia, vômitos e dor abdominal. Aquece os pulmões e transforma as secreções. Na medicina Ayurvédica, o Zingiber officinale é conhecido como “medicamento universal”.

Além desses benefícios, o gengibre também tem ação bactericida, é desintoxicante e possui poder afrodisíaco – onde seu óleo é utilizado para massagear o abdomen, provocando calor ao corpo e excitando os órgãos sexuais. Na medicina chinesa tradicional, por sua reconhecida ação na circulação sangüínea, ele é utilizado contra a disfunção erétil. Uma pesquisa da Unicamp realizada em coelhos, comprovou os efeitos.

Recentemente, a OMS (Organização Mundial da Saúde) reconheceu a ação dessa planta sobre o sistema digestivo, tornando-a oficialmente indicada para evitar enjôos e náuseas, confirmando alguns dos seus usos populares, onde o gengibre é indicado na digestão de alimentos gordurosos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário