segunda-feira, 9 de abril de 2012

FALSO BACALHAU COM PURÊ DE BANANA DA TERRA


Essa receita é do mais você,a Ana Maria Braga ensinou a fazer no ano passado.Ela fez com corvina mas, eu fiz com merluza que também é um peixe de água salgada e mais fácil de ser encontrado, então ficou assim:

INGREDIENTES


1 1/2 k de filé de merluza
600 gramas de sal grosso
Sal de bacalhau
500 gramas bacalhau salgado desfiado (o mais barato que você encontrar)

PREPARO

Peixe
Numa assadeira grande coloque uma grade e sobre ela os filés de merluza (eu usei uma centrífuga de verduras que dá certinho). Espalhe 600 gramas de sal grosso nas camadas de peixe, cubra-o com um saco plástico aberto, coloque um peso sobre o peixe (saco de arroz, de sal) e deixe na geladeira por no mínimo 48 h.
OBS: Na metade deste tempo retire o peixe da geladeira, vire-o, escorra a água que se formou na assadeira ou na centrífuga e volte-o para a geladeira.

Depois deste período retire o peixe da geladeira, retire o sal grosso batendo o peixe e lave-o bem em água corrente.


Com uma faca bem afiada corte os filés e divida-os em 3 pedaços cada. Coloque os filés e aparas em uma tigela com água gelada para dessalgar e leve a tigela tampada para a geladeira por no mínimo 24 h, trocando a água 4 vezes durante este período.

PREPARO DO SAL DE BACALHAU

Num processador coloque 500 gramas de bacalhau desfiado e bata por 1 minuto. Transfira o bacalhau processado para uma assadeira e leve ao forno baixo (mais ou menos 100° C) por 1 hora ou até secar e ficar como uma farinha. Reserve.

PREPARO DO PEIXE

Depois de dessalgar o peixe, tempere os filés com o sal de bacalhau (bacalhau processado e seca no forno), coloque-os numa assadeira untada com azeite,intercale com batatas,cenouras tomates pimentão,cebola, azeite ,pimenta do reino,azeitonas,coentro,ovos cozido e sal de bacalhau. Cubra com papel alumínio e leve ao forno alto (250° C) por 20 minutos.(as batatas e as cenouras devem ser cozidas com sal antes)

RECEITA DO PURÊ
INGREDIENTES
4 bananas da terra maduras
500ml de leite
2 colheres ( sobremesa )de amido de milho
2 colheres(sopa)de margarina
sal e pimenta do reino a gosto

PREPARO
Cozinhe as bananas com as cascas até que estas se rachem,junte as bananas cozidas e descascadas e o restante dos ingrediente e bata no liquidificador,coloque em uma panela ,leve ao fogo mexendo sempre até cozinhar e encorpar.
Sirva com o peixe e arroz branco.

Um comentário:

  1. Parabéns, linda! Entrei aqui "por acaso" e lendo seu perfil me animei e senti o desejo de formar uma família. Bj

    ResponderExcluir