quarta-feira, 11 de abril de 2012

PÃO DE AVEIA


INGREDIENTES
60 gramas de fermento biológico fresco
100 ml de água morna
450 ml de leite morno
4 colheres (sopa) de margarina
3 colher (sopa) de mel
3 colher (chá) de sal
5 xícaras de farinha de trigo
2 xícara de aveia em flocos

PREPARO

Dissolva o fermento na água morna. Em uma tigela, misture a manteiga, o mel, o sal e o leite quente até tudo ficar dissolvido. Em seguida, junte duas xícara de farinha de trigo e misture até incorporar. Adicione o líquido fermentado e a aveia e misture novamente. Acrescente aos poucos o resto da farinha e misture com as mãos até obter uma massa macia.

Transfira a massa à sua superfície de trabalho enfarinhada e sove até que ela fique elástica e lisa. Forme uma bola com ela e disponha-a em uma tigela untada. Vire-a dentro da tigela para que o óleo se distribua em toda a sua superfície. Cubra com um filme plástico e deixe crescer até dobrar de volume.

Dobrou de volume? Então abaixe a massa dando-lhe uns apertões e deixe que ela descanse por 10 minutos. Leve-a novamente para a superfície de trabalho,divida em duas partes e abra-a em retângulo. Enrole-a pelo lado mais curto e aperte as pontas. Acomode-as em duas formas de bolo inglês (26 cm X 12 cm), untadas e enfarinhadas, e deixe crescer novamente por uns 45 minutos.

Asse em forno preaquecido a 180°C por aproximadamente 40 minutos. Deixe esfriar bastante em uma grade antes de guardar para não embolorar
OBS: Eu não usei formas de bolo inglês,dividi a massa em três enrolei da mesma forma e assei na assadeira comum,eu queria que eles ficassem menores pra que eu pudesse congelar pois somos só duas pessoas.

2 comentários:

  1. Hummmmmmmm, vou testar essa receita. To até sentindo o cheirinho daqui amiga!
    Bjs e ótima quinta
    Vivi
    www.viviass.blogspot.com.br
    www.meublogdereceitasfavoritas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. MUITO OBRIGADA QUERIDA,FAÇA SIM ,É MUITO FÁCIL E NÃO FAZ SUJEIRA NEM UMA.EXPERIMETE TOSTAR AS FATIAS NO TOSTEX,FICA MARAVILHOSO.
    UM BEIJÃO E BOM FINAL DE SEMANA.

    ResponderExcluir