sábado, 9 de junho de 2012

TOMATE SECO CASEIRO



Ingredientes:

4Kg de tomates sem sementes
1 xícara (chá) de açúcar
1 colher (sopa) de sal
1 xícara (chá) de azeite
1 xícara (chá) de óleo
6 dentes de alho picados
1 colher (sopa) de orégano
1 colher (sopa) de ervas frescas picadas
1 colher (sopa) de salsinha e cebolinha picadas

Modo de Preparo:
Corte os tomates ao meio e retire a polpa. Coloque-os em uma assadeira com a parte da polpa virada para cima. Em uma tigela à parte misture o sal com o açúcar e polvilhe a metade dessa mistura por cima dos tomates. Pré-aqueça o forno em temperatura alta por 15 minutos, baixe a temperatura e coloque os tomates por 1 hora e meia. Retire todo o líquido que se formou e troque de assadeira. Organize, agora, os tomates com a polpa voltada para baixo, polvilhe o restante da mistura de sal com açúcar e leve ao forno por mais 1 hora. Escorra o líquido novamante e coloque os tomates imersos no molho. Para o molho misture o azeite, o óleo, o alho, o orégano, as ervas, a salsinha e a cebolinha. Conserve na geladeira e aguarde no mínimo ma semana para consumí-lo.

UM POUCO DA HISTÓRIA DO TOMATE.

O tomate é uma hortaliça originária de uma região situada na área que compreende do norte do Chile ao Equador, entre o Oceano Pacífico, os Andes, e as Ilhas Galápagos .

O centro de domesticação do tomate foi o México, de onde foi levado para a Europa no período entre 1535 a 1544. De início, o tomateiro era usado como planta ornamental sendo considerado venenoso pelos europeus. Somente a partir do século XIX é que ele passou a ser realmente consumido como alimento e se difundiu pelo resto do mundo, sendo atualmente a hortaliça mais industrializada e mais importante em termos de produção e valor econômico.
No Brasil, a cultura foi introduzida pelos imigrantes italianos na virada do século, tendo se incrementado com a vinda dos imigrantes japoneses. A sua industrialização iniciou-se durante a Segunda Guerra Mundial, tendo-se desenvolvido rapidamente a partir da década de 70. Hoje, o Brasil situa-se entre os maiores produtores mundiais, ao lado de EstadosUnidos e Itália.
Consome-se o tomate fresco em saladas, molhos ou sucos, e também industrializado nas formas de concentrado, polpa, partido com tempero e seco, aplicado em molhos para massas, pizzas, etc.
Os tomates secos são utilizados a alguns séculos, tendo sido inicialmente desidratados pelo sol quente do Sul da Itália. Embora só nos últimos anos o resto do mundo tenha descoberto essa forma de apresentação, o tomate seco se transformou rapidamente em destaque da culinária internacional.
Como aperitivo, inteiro ou na forma de pasta, o tomate seco é amplamente consumido, entretanto seu delicado sabor pode ser especialmente apreciado quando associado com aves, carnes e frutos do mar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário